Envios grátis* para compras no valor de 100€ ou mais com entregas em 24H. *Válido para Portugal Continental.
Bruga
DicasComo evitar o desperdício de água durante a rega

Como evitar o desperdício de água durante a rega

artigo5

O verão está aí à porta e com o calor chega a necessidade, redobrada, de cuidados com a rega das tuas plantas. Hoje vamos falar de vários tipos de regas, técnicas e de como podes poupar água, evitando o seu desperdício!

Sabes por exemplo o que são Oyas? Ou que a qualidade do solo pode influenciar no tipo de rega? Ou ainda que há horas ideais para regares? Contamos-te isto e muito mais neste artigo!

Apresentamos, então, 6 pontos a teres em conta para quando fores planear a tua horta!

Rega através de Oyas:

É uma técnica ancestral feita através de uma espécie de potes de barro que regam através da “transpiração” de água destes em contacto com o solo, isto é, lentamente a água sai pelos poros do barro humedecendo as raízes das plantas à sua volta. É, assim, uma forma altamente sustentável de regar uma vez que evita perdas excessivas que desperdiçam água e oferece às plantas a quantidade ideal deste recurso essencial e tão escasso! Apesar de pouco difundidas, nos dias de hoje, a sua utilização está a ressurgir e podes encontrar estes recipientes aqui!

artigo5-oyas

Importância da cobertura do solo:

A cobertura de solo, que pode ser realizada com restolho, palha, cascas de árvores, caruma do pinheiro, fibra de coco, ente outros, é também extremamente útil para manter os níveis de humidade no solo. Assim, menos água é necessária ao regar. Aqui, regas excessivas devem ser evitadas ao máximo, pois demasiada água no solo pode apodrecer as raízes.

Sabe mais sobre cobertura de solo ou mulching aqui.

Rega a horas corretas:

Sobretudo no verão, é necessário evitar a rega nas horas em que a temperatura está mais alta, uma vez que também irá ocorrer maior evaporação da água. Por conseguinte, esta deve de ser realizada de manhã cedo ou ao fim do dia, ou em ambas, quando a temperatura esteja mais amena, caso se verifique essencial e dependendo das necessidades das plantas em questão. Com demasiado calor as plantas tendem também a poupar os seus processos respiratórios, o que por sua vez as leva a estarem menos disponíveis a absorverem água nestes períodos. Assim, regas às horas de maior calor são ineficazes.

Diferentes plantas, diferentes necessidades:

Pegando no último ponto, diferentes plantas necessitam de diferentes quantidades de água. Há plantas, como o loureiro, que mesmo no verão necessitam de pouca água, em contraste por exemplo com os tomateiros, que apesar de gostarem de bastante sol, necessitam de rega diária e por vezes duas vezes ao dia. Um truque é teres as plantas, que sabes que à partida precisam de mais água, em zonas que estejam à sombra nas horas de maior calor, assim podes evitar a rega bidiária.

Tipo/características de solo:

Também o tipo de solo pode influenciar a frequência da rega. Uma planta que esteja num solo que apresente uma má drenagem, isto é, que retenha e conserve grandes quantidades de água, obviamente necessita de menos água. Ou por exemplo, plantas existentes num solo mais à base de areia necessitam de rega mais frequente, uma vez que ocorre menos retenção de água.

Sistema gota a gota:

Um dos sistemas mais eficazes de rega, sobretudo no que diz respeito ao não desperdício de água, é a gota a gota. Para além de ser uma rega de precisão, permitindo que não caia água em sítios não necessários, evita a rega de ervas invasoras nas redondezas. Existem métodos muito acessíveis de montares o teu sistema de rega automático. Sabe mais aqui!

Estes são apenas alguns exemplos que podes utilizar na tua horta em casa, não estão hierarquizados, pois deves pensar quais se adaptam melhor ao teu tipo de horta, bem como à tua disponibilidade. Por exemplo, a rega gota a gota pode ser auxiliada com um contador e por conseguinte um temporizador que pode disparar a rega sem que estejas em casa. Com as Oyas também consegues evitar teres de regar todos os dias. Seja qual for a forma que regues, a única coisa que tens de garantir é que evitas ao máximo o desperdício de água, garantindo as necessidades próprias de cada planta!

auto-rega-branco

Bruga x José Rolão, Abelha7Trevos

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top

g

Welcome to Roisin, a place where all flower shops take on a whole new dimension of beautiful.

gflorist, Suzane Muray

Seleccione um ponto de entrega