3 formas de protegeres a tua horta das lesmas e caracóis
Uma horta em casa pode tornar-se num microbioma onde habitam não só as nossas plantas, mas também todo o tipo de insetos (auxiliares e prejudiciais), microrganismos e moluscos!!! Com as chuvas, tempo húmido e temperaturas amenas, podem surgir alguns sinais de lesmas e caracóis na tua horta.
Antes de iniciarmos um ataque e uma luta severa a estes animais, devemos entender que a sua presença faz também parte deste pequeníssimo (ou grande, depende do tamanho da tua horta!) ecossistema e qual a dimensão do dano na nossa horta e se o mesmo nos impossibilita colhermos as nossas hortícolas. Assim, só devemos adotar meios de luta e de ataque às pragas se houverem razões válidas para isso.
A proteção da nossa horta deve basear-se nas medidas preventivas e nos princípios da produção biológica, e onde devemos atuar na prevenção e sempre com técnicas que respeitem a nossa horta e numa ótica de severidade crescente.
No artigo anterior, falámos sobre Mulching e as suas vantagens. Ora, se as nossas plantas gostam de Mulching, as lesmas também! A cobertura do solo pode servir para proteger as nossas plantas mas também de abrigo a estes moluscos vorazes e aos seus ovos.
Como saber se a tua horta está a ser atacada por lesmas ou caracóis:
Durante o dia, e principalmente se estiver sol e calor, estes moluscos tendem a abrigar-se nas zonas mais húmidas e sombrias da horta, à espera que a noite caia para se alimentarem.
É comum notar-se, nas plantas e no substrato, vestígios de um líquido viscoso (baba) produzido pelos moluscos e que deixa naturalmente um rasto e manchas por onde estes passam. Da mesma forma que algumas folhas poderão surgir com algumas mordidelas de maior ou menor dimensão na bordadura e até mesmo no centro das folhas.
Como prevenir?
- Assim que as temperaturas o permitam, remover ou evitar aplicar cobertura de solo. Se tens cobertura aplicada poderás tentar removê-la, compostá-la ou integrá-la no solo. Na nossa horta, no final de fevereiro, e com as temperaturas já mais amenas, retirámos a nossa cobertura e incorporámos os restos no solo à superfície. Quando o calor apertar, voltaremos a colocá-la;
- Proteger as plantas, no momento do transplante colocando proteções (garrafas de plástico transparente sem fundo, por exemplo) ou espalhando cinzas à volta destas.
Como tratar?
De forma manual:
Esperar pelo anoitecer ou em períodos de chuva e recolher das tuas plantas de forma manual as lesmas ou caracóis e colocá-los bem longe da tua horta
Com armadilhas:
Podes enterrar um recipiente (copo ou taça) no substrato, apenas com 1 a 2cm acima da superfície (por forma a evitar que outros seres vivos sejam capturados) e enchê-lo até cerca de metade com cerveja. As lesmas e caracóis são atraídos pelo aroma adocicado e acabam capturados no recipiente. Deve substituir-se a cerveja a cada 3 dias.
Com bioprotetores:
Fosfato férrico: Poderás aplicar fosfato férrico (aplicável em modo de produção biológico) ao polvilhar os seus grânulos à volta das plantas. O fostafato férrico é um produto natural que irá afetar a capacidade de digestão destas pragas e impedir que se alimentem das tuas plantas
Terra de diatomáceas: Poderás aplicar terra de diatomáceas, que é, nada mais nada menos, que um pó feito de algas desidratadas. Este pó é abrasivo aos moluscos e irá afastá-los das plantas. Poderás aplicá-la ao redor das plantas na forma seca (em pó) ou diluí-la à razão de 20g/l e pulverizar uma vez por semana.
Agora estás pront@ para expulsar as lesmas e caracóis da tua horta sem prejudicar nenhum ser vivo!
Se a tua horta está com ótimo aspeto, como é que os animais também não achariam?
Bruga
M JOSE C SOUSA
Gostei do que li. Achei óptimo usar a cerveja para evitar as lesmas e os caracóis!!!