É uma técnica de manutenção de cobertura do solo. Consiste em colocar uma cobertura de material orgânico inerte sobre o solo/substrato (palha, serradura, casca de árvores, etc.), por forma a proteger as raízes do frio e da intempérie própria das estações invernais. Esta técnica é também muito útil no verão, uma vez que protege o solo/substrato da exposição solar, e leva a uma maior retenção de água no solo, tornando-o mais húmido e com uma temperatura mais amena, o que promove naturalmente um desenvolvimento mais saudável das raízes e consequentemente das plantas.
Como fazer:
Deves usar o material da tua preferência, e colocá-lo, de forma uniforme, sobre a terra onde está colocada a tua planta. Cobre tudo de maneira a que se deixe de ver a superfície de terra.
Tipo de material:
Podes utilizar materiais que já estejam no teu jardim/varanda (como, por exemplo, folhas secas). Em alternativa podes adquirir outro material, como a palha.
Os materiais que aconselhamos são: palha (ou feno), casca de árvores, folhas secas, serradura de madeira ou relva seca. É importante que o material que usas esteja isente de doenças e pragas.
Principais vantagens do Mulching:
Proteger as raízes das plantas das mudanças bruscas de temperatura (frio e calor);
Preservar a humidade do solo;
Impedir o crescimento de ervas daninhas;
Proteger o solo da erosão provocada por chuvas e ventos intensos;
Impedir o contacto das folhas e frutos com o substrato, o que promove uma diminuição do aparecimento de fungos nestas estruturas da planta.
Post a Comment